Notícias GX113

Jun 7, 2015

2º Torneio de Xadrez Troca-Peças GX113


Introdução ao Xadrez - Praceta da Concórdia Para comemorar o segundo aniversário do GX 113 estão pensadas várias atividades relacionadas com o Xadrez, nesta primeira semana, vamos antecipar o nosso torneio de troca-peças, pois na semana seguinte somos anfitriões de um dos torneios a contar para o circuito nacional de rápidas.

Vem passar uma tarde divertida, com um jogo que de Xadrez só tem as peças e o tabuleiro, pois em equipa e com peças extra o jogo ganha uma diversão e estratégia diferente.

Inscreve a tua equipa, vem divertir-te connosco a jogar troca-peças e comer uma fatia do nosso bolo de aniversário.

Se deseja consultar ou transferir o regulamento do torneio pode fazê-lo aqui.

Regulamento

II Torneio de Xadrez Troca­peças GX 113

“2o Aniversário do Grupo de Xadrez 113”
  1. ​ Xadrez ­ Variante troca­peças ( ”bughouse”)

    O troca­peças é uma popular variante do xadrez jogado por equipas de dois elementos que enfrentam adversários em tabuleiros separados. As le​is do xadrez são normalmente utilizadas exceto que a peça capturada num tabuleiro é passada de um tabuleiro para o outro, onde o jogador tem a opção de colocar a peça no seu tabuleiro ao invés de realizar um movimento. De realçar que se aplicam as regras das partidas rápidas exceto nos seguintes pontos: ­ As peças capturadas no nosso jogo passam a estar disponíveis para o parceiro as poder introduzir no seu jogo, mal estas tenham sido cedidas a este e seja a sua vez de jogar; ­ As peças podem ser colocadas em qualquer casa do tabuleiro (é permitido entrar em xeque­mate), à excepção do peão, que não poderá ser colocado nem na primeira nem na oitava linha; ­ Jogadores da mesma equipa podem comunicar entre si, podendo inclusive sugerir lances aos parceiros, ainda que não possam tocar ou mover nenhuma peça do jogo do seu parceiro; ­ As peças capturadas pelo parceiro e disponíveis para introdução no nosso tabuleiro nunca podem estar escondidas, i.e. têm de estar sempre visíveis para o adversário.

  2. Organização e local

    O torneio realiza­-se na sede do Grupo de Xadrez 113, Praceta da Concórdia, 113, 4465­092 São Mamede de Infesta, em Matosinhos, no dia 14 de Junho de 2015 com início às 16h. É organizado pelo Grupo de Xadrez 113 com o apoio de Espaço 113.

  3. Participantes

    Poderão participar todos os interessados quer estejam ou não filiados na Federação Portuguesa de Xadrez.

  4. Inscrições

    Podem­-se inscrever equipas de dois jogadores ou em modo individual. A organização fará equipas aleatórias por todos que ainda não tenham par. As inscrições tem o preço de 1 euro por jogador que deverá ser pago antes do início do torneio sem o qual a respetiva inscrição não será considerada válida. Cada equipa deverá trazer um relógio de xadrez em perfeito estado de funcionamento. A organização tentará disponibilizar relógios para as equipas que não o tenham mas estará limitado ao material existente não oferecendo garantias que tal aconteça. Devem ser enviadas para geral@gx113.org ou através do sitio web www.gx113.org até às 20h do dia 13 de Junho de 2015 deixando o nome dos jogadores, nome da equipa e um número de contacto. Mais informações podem ser obtidas através do número 934351687 (Rui Guimarães)​

  5. Sistema, ritmo de jogo e critérios de desempate
    Cada jogador dispõe de 5 minutos para terminar a sua partida. O número de sessões e o sistema utilizado será decidido conforme o número de inscritos. Será dada preferência ao sistema de todos contra todos se o número de inscritos permitir. Casos contrário será utilizado o sistema suiço. O número de jornadas será decidido de modo a que o torneio não dure mais de 3 horas.
  6. Prémios

    Haverá uma ​taça​ para o primeiro classificado. Ofereceremos uma fatia de bolo e uma bebida para que todos os participantes celebrem connosco o nosso aniversário.

  7. Direção de prova e arbitragem

    Todas as questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela direcção e arbitragem da prova, a nomear pela organização, tendo em conta os regulamentos e as regras da FIDE e da FPX, não havendo recurso das suas decisões.

Grupo de Xadrez 113
Praceta da Concórdia, 113
4465-092 São Mamede de Infesta
http://gx113.org​ - geral@gx113.org

O emparceiramento é feito minutos antes da prova no local.


Recomendar ou divulgar

Apoios


Brevemente...
Brevemente...